sexta-feira, 25 de março de 2011

INCONFIDENCIA :GENUINAMENTE UM ''PRATO Á MINEIRA''











A inconfidência mineira foi a revolta da colónia brasileira contra a metrópole portuguesa.Portugal passava por crise,então ela aumentava os impostos da colónia brasileira,mas o ouro estava em escassez,com isso as dívidas dos colonos aumentava,virando uma bola de neve.
Portugal ameaçava executar derrama que a cobrança de tributos atrasados .Com essa ameaça foi formado um grupo revolucionário,eles se baseavam em ideias iluministas,essas ideias chegavam para os inconfidentes através de estudantes universitários que eram filhos de fazendeiros ricos e livros contrabandiados de países europeus.
Os inconfidentes programaram a revolta para o dia em que a coroa portuguesa fosse executar a derrama,porque eles pensavam que o povo ficaria nervoso com a derrama e apoiariam a revolta.
A ideia deles era boa,mais traidores denuciaram o movimento para a corte portuguesa em troca do perdão das suas dívidas.
Eles foram presos e depois condenados,alguns inconfidentes por degredo para a África e outros condenados a morte,entre eles Tiradentes.
Após 3 anos o processo foi concluído,mas depois de uma carta de clemência da rainha portuguesa,as sentenças foram alteradas todos para degredo,menos Tiradentes que por causa de suas pequenas posses continuou com a pena de morte por enforcamento e após a morte sua cabeça seria colocada em poste alto em Vila Rica,agora Ouro Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário